Peelings em 5 perguntas

  1. O que é peeling?

Se fossemos traduzir a palavra peeling o significado seria algo como “descamação”.

Para o dermatologista essa palavra significa um grupo de procedimentos para renovação e rejuvenescimento da pele.

É comum utilizarmos os termos peeling químico e peeling a laser. No peeling quimico são utilizados ácidos e no peeling com laser uma plataforma de tratamento. O médico irá estabelecer qual é o peeling mais adequado e o número de sessões necessárias para cada paciente.

2. O que tratamos com um peeling químico?

No peeling químico o "descamar" pode ser desde muito superficial até profundo com estímulo importante do colágeno.

O peeling superficial é indicado para manchas: efélides (sardas), manchas residuais de acne, melasma. Os peelings superficiais deixam a pele avermelhada após a sua retirada e com a sensação de ressecamento, seguida de descamação que dura de 3 a 10 dias. Como a descamação é leve, após o tratameto deve-se apenas evitar o sol e hidratar bastante a área. Seu dermatologista fará uma lista de cuidados com o nome dos produtos mais adequados para sua pele.São exemplos de peelings superficiais o peeling de cristal, os peelings que utilizam ácido retinóico e ácido glicólico.

Já os os peelings médios são utilizados para cicatrizes de acne, ceratoses actinicas, fotoenvelhecimento da pele (rugas e flacidez). Já os peelings profundos (fenol) são indicados para casos de envelhecimento intenso da pele. Os peelings médios podem causar inchaço e ardor nas primeiras 48 horas e escurecem a pele após sua realização, formam crostas e descamam por 7 a 20 dias. No peeling profundo aumentamos a agressão da pele, com maior inchaço e ardor da pele iniciais e maior quantidade de crostas com tempo de cicatrização mais longo. A também utilizam cremes para cicatrização, mas algumas vezes são necessárias medicações via oral e alguns retornos para reavaliação durante a cicatrização.

3. O peeling a laser tem resposta semelhante ao peeling químico?

O peeling a laser tem a resposta semelhante a de um peeling médio. A maior vantagem é o tempo de recuperação da pele mais rápido após o procedimento. Quando a agressão da pele , é muito grande, ela fica sem proteção e não pode ser exposta ao sol e calor, muitas vezes é inevitável nos primeiros dias se afastar das atividades de trabalho.

4. Qual o melhor período do ano para realizar peelings?

O clima ideal para realizar o procedimento é umidado e com pouco sol. A tendência é realizar os peelings mais profundos no inverno, mas tudo depende da rotina e exposição diária de cada paciente.

5. O que não posso equecer de contar ao meu dermatologista quando desejo fazer um peeling?

O dermatologista perguntará sobre seu histórico de doenças e medicações em uso. Mas sempre lembre de contar ao médico se possuir cicatrizes anteriores alteradas (histórico de queloides), tratamentos com radioterapia anterior na área, possibilidade de estar grávida ou se possui herpes simples, já que esse tratamento pode reativar a doença.

Referências:

1)Sumita JM, Leonardi GR, Bagatin E. Tretinoin peel: a critical view. An Bras Dermatol. 2017;92(3):363

2) Chemical Peels in Melasma: A Review with Consensus Recommendations by Indian Pigmentary Expert Group.Sarkar R, Arsiwala S, Dubey N, Sonthalia S, Das A, Arya L, Gokhale N, Torsekar RG, Somni VK, Majid I, Godse K, Ravichandran G, Singh M, Aurangabadkar S, Salim T, Shah S, Sinha S.Indian J Dermatol. 2017 Nov-Dec;62(6):578-584.

3) The Evolution of Chemical Peeling and Modern-Day Applications.Weissler JM, Carney MJ, Carreras Tartak JA, Bensimon RH, Percec I.Plast Reconstr Surg. 2017 Nov;140(5):920-929.

4) Chemical Peels: Indications and Special Considerations for the Male Patient.Reserva J, Champlain A, Soon SL, Tung R.Dermatol Surg. 2017 Nov;43 Suppl 2:S163-S173

5) A novel method of facial rejuvenation using a 2940-nm erbium:YAG laser with spatially modulated ablation: a pilot study.Trelles MA, Khomchenko V, Alcolea JM, Martínez-Carpio PA.Lasers Med Sci. 2016 Sep; 31(7):1465-71. Epub 2016 Jul 1.

#peeling #rejuvenescimento #laser #cicatriz #estrias #manchas #rugas

Nossas postagens
Postagens recentes
Arquivo
Buscar por tema
Nenhum tag.

Siga-nos